top of page
  • Foto do escritorBárbara

13 Dicas de Bagagem Minimalista para Garupas numa Viagem de Moto.

Atualizado: 1 de jul. de 2023


liberdade ou penitência?

ÍNDICE:


O PESO DA BAGAGEM

Na minha primeira viagem de moto fracassei com minha bagagem pessoal. Eu não tinha ideia do que precisaria, avaliei mal o clima e levei mais que o necessário, imaginando situações que nunca aconteceram. Poderia ter deixado mais da metade da minha bagagem pra trás, mas não foi o que fiz, e ela se transformou em peso morto que me cansou o corpo e minou minha energia, por isso decidi nunca mais cometer esse erro.


Coisas não são passivas, elas exigem sua atenção e sua lealdade. (Dave Bruno)

A moto é capaz de levar muita carga, mas depois de estacionada é você que fará este trabalho. Fazer as malas, carregá-las até a moto, distribuir e fixar seu peso e volume, não se afastar dela durante as paradas, e após o Check-in levá-las até o quarto por alguns lanços de escada, tudo isso consome tempo e esforço. Agora repita o procedimento por alguns dias e não vai demorar a surgir arrependimento por ter começado a viagem com toda aquela tralha.


BAGAGEM MINIMALISTA
De uma base a outra com mochila e bolsa de piquenique
Uma mochila e uma bolsa - Minha mãe Viajando leve em 1953.

A beleza de uma viagem está no que vemos e vivenciamos. Com uma bagagem reduzida você consegue focar a atenção no que realmente importa e leva muitas vantagens: na agilidade e autonomia para lidar com a bagagem, na economia de combustível, na estabilidade ao pilotar e na proteção estrutural da moto. Por isso foque no essencial que cubra suas necessidades básicas com conforto e funcionalidade e liberte-se das preocupações típicas de quem carrega o que não precisa.


Siga o mantra:

“Apenas o necessário e suficiente, preferencialmente leve, compacto e multifuncional.”

Bagagem minimalista numa viagem de moto a dois pode ser um desafio, pois o espaço disponível é limitado pelas dimensões das malas e especificações técnicas da moto. Mas com um planejamento cuidadoso e algumas dicas úteis você pode reduzir a quantidade de itens e maximizar o espaço disponível. Aqui estão algumas delas:



DICA 1: ANTES DE TUDO

  • Opte por malas laterais ou alforges específicos para motocicletas que são projetados para minimizar o arrasto e se encaixar perfeitamente na moto. Combine com o piloto o limite de bagagem permitido para cada um, depois encontre uma bolsa que se encaixe neste volume, é onde você vai reunir todos seus pertences.

  • Avalie o clima, estação do ano e previsão do tempo.

  • Pense nas atividades programadas: Passeios turísticos urbanos, aventura na natureza, descanso no campo/praia, eventos ou jantares. Cada atividade pede itens específicos.

  • Verifique se na cultura local ou nas visitas programadas há algum padrão de vestimenta obrigatório.

  • Avalie realisticamente as facilidades e limitações que seu destino tem a oferecer para suprir emergências ou surpresas, depois monte sua bagagem para um cenário otimista, e leve dinheiro extra para imprevistos.

  • Faça uma lista dos itens essenciais que você realmente precisa durante a viagem. Isso inclui roupas, itens de higiene pessoal, eletrônicos e equipamentos de segurança. Evite levar coisas desnecessárias.

  • Avalie a real necessidade de cada item que você quiser adicionar à bagagem. Pergunte-se se você realmente o usará ou se pode encontrar uma alternativa mais leve e compacta. Prefira itens multifuncionais, eles economizam peso e volume de vários objetos.


DICA 2: O MAIS IMPORTANTE - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Quando montar sua bagagem pessoal, lembre que o equipamento de proteção será a extensão do seu corpo e sua principal roupa durante a viagem. Jaqueta, calça, capacete, botas de motociclismo, luvas, capa de chuva, buff são equipamentos indispensáveis e estarão presentes em qualquer viagem ou passeio de moto. Escolha com cuidado, opte pelo tamanho correto, pela boa qualidade e por itens com os quais você se sinta bem, porque serão muitas horas seguidas, por dias seguidos, vestindo esses equipamentos.


  1. Calça de cordura, luvas, lenço e segunda pele térmica em Weisshach

  2. Capacete

  3. Jaqueta de cordura no lago Hintersee


DICA 3: POR BAIXO DO EQUIPAMENTO
  • Conjunto de segunda pele térmica é confortável e evita o contato direto da pele com a camada interna da jaqueta e da calça, mantendo-as limpas por mais tempo. Vestindo a legging por baixo posso até tirar a calça de cordura e fazer uma trilha programada no meio do deslocamento. Lave estas peças diariamente, e no dia seguinte elas estarão secas e prontas para outro trecho de estrada.

  • Lenço ou bandana são leves e multifuncionais e protegem sua garganta do vento. Também é muito útil para evitar o ressecamento dos lábios e bloquear a inalação de poeira e poluição.

  • Meias e roupa íntima sem costura e de tecidos sintéticos são confortáveis, fáceis de lavar e secam rapidamente.


DICA 4: USE OS BOLSOS


Use os bolsos da jaqueta, eles deixam à mão os objetos mais requisitados. Objetos que podem causar lesões durante manobras bruscas ou acidentes não devem ser guardados nos bolsos da jaqueta ou calça.


Se você tem cabelo comprido vai precisar de elásticos para evitar que seu rosto seja esbofeteado pelo cabelo ou que ele fique emaranhado no final do dia.

Assuma a responsabilidade pela cópia das chaves. Isso dá tranquilidade a seu companheiro no caso de que uma delas se perca, além de permitir autonomia aos dois para acessar o conteúdo dos baús quando necessário.


DICA 5: SEMPRE À MÃO

A mala de tanque dá fácil acesso ao que é preciso durante o trajeto, por isso a considero indispensável. Numa viagem a dois ela será compartilhada: metade de uso comum e a outra para objetos pessoais:

  • Mapas, informações de assistência na estrada e óculos reserva/de sol tem aqui seu lugar garantido.

  • bolsa térmica com lanche, água, e talheres de acampamento. A fome te deixa mal humorado, fraco e propenso a tomar decisões erradas.

  • nécessaire com antisséptico, escova e pasta de dentes, fio dental, pinça e lenço de microfibra, não ocupam muito espaço e podem resolver algum desconforto.

  • Câmera e tripé (ou pau-de-selfie) ficam à mão e estão mais protegidos da trepidação provocada pelo motor e/ou pavimento irregular.


DICA 6: EVENTUALIDADES NA ESTRADA
  • Capa de chuva tem que estar sempre presente em qualquer viagem ou passeio, pois te protege não só da chuva, mas também do frio.

  • Forros removíveis da roupa de proteção quando estiver andando em lugares de temperaturas baixas.

  • Fluido lubrificante de corrente e outros apetrechos de manutenção da preferência do piloto devem estar de fácil acesso.

  • Coletes de náilon de cor fosforescente e faixas reflexivas, que te tornam visível na rodovia em situações de emergência ou baixa visibilidade, são leves e ocupam espaço mínimo, assim como Kit de primeiros socorros.

Gosto de reservar o top case para estes itens, idealmente, deixando espaço livre suficiente para guardar as jaquetas ou capacete durante as paradas.


DICA 7: ROUPAS

Lembre-se de que na maior parte do tempo você estará vestindo suas roupas de proteção. Além destas, leve roupas confortáveis para descansar no hotel e para atividades fora dos deslocamentos. Se você seguiu a dica 1, terá a noção real das suas necessidades. Quem planeja com habilidade vai estar tão apresentável numa viagem de moto como em qualquer outra situação. Pré-requisito são a qualidade dos tecidos, peças leves e funcionalidade bem pensada. Então, tenha em mente:

  • Lave roupas durante a viagem: Se a viagem for longa, use lavanderias ou lave suas roupas periodicamente durante a estadia em hotéis ou campings. Isso permitirá que você leve menos roupas.

  • Conforto e facilidade de manutenção: Dê preferência a tecidos gostosos de vestir, que sequem rapidamente e não amarrotem. Para clima úmido a principal característica deve ser a secagem rápida. Não leve nada que te incomoda ou deixe de mau humor.

  • Escolha roupas versáteis: Opte por roupas que possam ser usadas em várias ocasiões. Que sejam leves, de secagem rápida e que possam ser facilmente lavadas durante a viagem. Opte por peças que possam migrar do dia para a noite apenas mudando calçados e acessórios, que combinem todas entre si e possam ser sobrepostas.

  • Estilo pessoal: Leve apenas o que você gosta de vestir. Se você não usa no seu cotidiano, certamente não usará na viagem.

  • Lixo têxtil não é nada sustentável. Mas se você quiser deixar para trás, deixe em bom estado e limpo, para que possa ser aproveitado com alegria por outra pessoa.


1 e 2. A pousada em Hamburg tinha máquina sob bancada do banheiro e pia com água quente.

3. Em Bruck an der Grossglockner havia lavadora-secadora de roupas na nossa hospedagem.

4. Em Joinville, roupas íntimas e roupas leves de molho na pia do banheiro durante o banho.


FÓRMULA 1,2,3 : 1 PEÇA DE SOBREPOSIÇÃO + 2 PARTES DE BAIXO + 3 PARTES DE CIMA

Eu viajo com muita frequência e uso esta fórmula em qualquer viagem, e juro pra você que sempre fico bem. Em geral, 6 peças são suficientes para uma semana de roupas limpas. Gilson, que é o piloto, leva bagagem semelhante, mas a dele costuma ter duas camisetas a mais. A escolha inteligente de peças compensa a pequena quantidade. Com esta fórmula você consegue montar de oito a doze combinações diferentes. E se você levar dois pares de calçados este número dobra.


Roupas que levei na bagagem para uma viagem no verão:

1 camiseta, 2 blusas,

1 echarpe, 1 calça jeans, 1 vestido,

1 biquíni, 1 vestido túnica (pra ficar a vontade no hotel e pra dormir), 2 calcinhas, 2 pares de meia, 1 sutiã.



- 1 PEÇA DE SOBREPOSIÇÃO:


O objetivo da peça de sobreposição é proteger do frio com o conforto que a jaqueta de motociclismo não dá. É pra ficar quentinho e confortável na piscina, no jantar ou no passeio a pé.

  • Se o clima predominante for quente, uma echarpe será suficiente, mas pode também ser um colete, fleece, camisa jeans ou cardigã leve.

  • Destinos de muito frio tem calefação nos ambientes internos, então um tricot, cardigã, moletom ou jaqueta fleece dão conta do recado. Escolha uma peça leve, quente e de volume reduzido.

  • Quando sair para ambiente externo, sobreponha a jaqueta que você usa na moto e pronto.


1. Echarpe - 2. Echarpe com camiseta em Hamburg - 3. Echarpe com jaqueta de cordura em Berlin



- 2 PARTES DE BAIXO:


Já saí numa viagem de moto de 28 dias com uma única calça na bagagem. Mas o calor foi feroz, e não gostei de usar sempre a mesma calça. Por isso comprei um vestido de verão e gostei da experiência. Essas duas peças foram suficientes, pois é possível vestir uma calça por alguns dias antes que seja necessário lavá-la.

  • A primeira parte de baixo é uma calça. Escolha uma peça versátil, tanto pra andar de moto num deslocamento curto como para transitar em diferentes ambientes, atividades e níveis de formalidade com adequação.

  • Escolha a segunda parte de baixo para atividades específicas do seu roteiro. Se forem formais, uma calça de cor escura, macacão ou um vestido. Se o vestido puder ser usado como túnica, melhor! Para atividades esportivas, uma bermuda, legging ou calça de trekking são adequados. E na praia, um vestido leve, short ou saia pode ser útil. Veja sua programação e escolha com sabedoria;

  • Se você costuma usar legging segunda pele sob a calça de motociclismo, ponto pra você, porque ela pode se transformar na terceira parte de baixo, sem aumentar o volume da bagagem;

  • Evite roupas brancas, porque ficam facilmente encardidas;

  • Vestidos e saias não são versáteis numa viagem de moto, pois a chance de usá-los se restringe ao descanso ou uso de transporte alternativo.

1. Vestido na piscina em Bruck an der Grossglockner - 2. Calça jeans e segunda pele no trekking do Könnigssee



- 3 PARTES DE CIMA:


Três partes de cima parece pouco, mas funciona. Costumo lavar blusas/camisetas após dois dias de uso. Assim sempre tenho uma no corpo, uma secando no varal e uma reserva na bagagem.

  • Camisetas são confortáveis e versáteis. Gosto de levar duas camisetas e vou alternando. Para mudar o visual acrescento acessórios. Para clima frio, malha grossa de mangas longas. Para primavera e outono, uma camiseta de mangas curtas e outra de mangas longas. Para o calor, peças leves que só precisam de uma lavagem rápida à noite para estarem secas na manhã seguinte. Uma receita simples e funcional.

  • A terceira parte de cima depende das atividades programadas. Se houver formalidade, blusa ou camisa. Para turismo urbano, aquela blusa bonitinha. Para praia, uma túnica prestará um bom serviço. Atividades esportivas pedem mais uma camiseta ou regata. Para clima frio, suéter ou moletom. Veja as atividades planejadas e escolha com sabedoria.


1. Blusa de tricô artesanal, jeans e tênis, turistando em Rothenburg-ob-der-Taube -

2. Blusa ombro-a-ombro com legging segunda pele, caminhando sem destino em Heiligenblut -

3. Camiseta de algodão, jeans e bota, explorando a rota do românico em Bad Kösen


DICA 8: ROUPAS ÍNTIMAS:

Peças sem costura e de tecido sintético são confortáveis e secam depressa, o que é importante se você tiver que pegar a estrada no dia seguinte. Deixe suas calcinhas fio-dental em casa, elas são ótimas para tirar, não para usar. Evite também os sutiãs com aro, que podem pressionar a pele, o que acaba com o humor de qualquer um. Um top esportivo é uma alternativa com bom resultado funcional e estético para quem precisa de mais sustentação.

  • 3 calcinhas, 2 sutiãs/top esportivo e 3 pares de meia são mais que suficientes. Lave na pia do banheiro ou chuveiro as peças que você despir, assim você sempre terá uma no corpo, uma no varal e uma reserva.

  • Lounge Ware é a roupa confortável para vestir quando terminam as atividades do dia. Escolha uma roupa de dormir confortável e decente o suficiente para sair às áreas públicas do hotel sem parecer que está de pijamas. Pode ser camiseta longa e legging ou um vestido tipo túnica/T-shirt ou uma regata com calça de elástico são boas opções para o dia em que for lavar todas suas roupas.

  • Para clima frio acrescente mais um conjunto de segunda pele ou meia-calça fio 80 e camiseta justinha de manga longa.


1. Organizador de roupas íntimas (18,5 x 18,5 x 5,5 cm - 1,9 L )

2. Organizador de roupas (25,5 x 35 x 5,5 cm - 4,9 L) e case com eletrônicos (10 x 20 x 7 cm - 1,4 L)


DICA 9: CALÇADOS:

Minimize os calçados. Eles são pesados e ocupam muito espaço, então leve apenas os essenciais. Você pode começar a planejar seu armário cápsula de viagem pelo calçado e escolher as roupas que combinem com ele:

  • Comece com 1 par de calçado confortável para as principais atividades turísticas, que normalmente envolvem muito tempo caminhando, fora do roteiro motorizado. Considere as atividades planejadas e escolha com sabedoria.

  • 1 par de chinelos ou sandália: é importante para deixar os pés respirarem. Chinelos de borracha ou plástico tem a vantagem de serem usadas durante o banho, praia ou à beira da piscina.

1. Sandália - 2. Tênis

DICA 10: COMPLEMENTOS:
  • óculos de sol - são muito úteis e valorizam qualquer produção;

  • 1 maiô/biquíni - levo sempre e deixo a mão, nunca perco a oportunidade de um mergulho;

  • 1 echarpe - levo sempre e adoro. Muito versátil, deixa instantaneamente refinado qualquer visual simples, protege do frio e pode virar uma saída de praia;

  • acessórios (bolsa, cinto, bijuterias; etc.) - ajudam a transformar suas produções, mas não exagere porque são fáceis de esquecer ou perder. Eu sempre tenho comigo 1 colar, 1 óculos de grau reserva, 1 pequena bolsa transversal, 1 sacola de pano (pra levar as compras ou ir a praia), beeeem leves;

  • chapéu ou boné - eu não uso, mas gosto do visual e são úteis;


DICA 11: REMÉDIOS, COSMÉTICOS E HIGIENE PESSOAL

Leve consigo a medicação que você está habituado a usar e, se for necessário comprar mais ao longo do trajeto, leve também a receita médica. Passei por uma situação desagradável em outro país, porque subestimei a dificuldade de comprar analgésicos sem receita.

Leve cosméticos na quantidade necessária para o período da viagem. Dê preferência para produtos com múltiplas funções, como hidratante com filtro solar, BB cream, shampoo 2 em 1. Transfira os cremes e líquidos para contentores em miniatura na quantidade suficiente para os dias da viagem. Artigos como Shampoo sólido pode ser usado também para o corpo e para lavar roupas íntimas, e tem a vantagem de não terem o risco de vazamentos.


Leve apenas a maquiagem que você realmente vai usar. Talvez você até prefira a sensação da pele limpa e ao natural.

  • Sempre levo comprimidos de relaxante muscular e colírio. Não esqueça seus medicamentos de uso contínuo e da receita médica;

  • Shampoo, condicionador, sabonete, hidratante e perfume em embalagens travel size ou amostras.

  • Escova e pasta de dentes, fio dental;

  • Levo mini kit de manicure, barbeador, desodorante;

  • pente e elástico de cabelo;

  • Meu mini kit de maquiagem contém hidratante labial, base/BB cream, delineador, máscara de cílios e um pequeno estojo com corretivo, sombra e blush;

  • Levo também um micro kit de costura


1. Nécessaire com 20 x 10 x 7 cm - 1,4 L

2. shampoo, condicionador, hidratante facial com protetor solar, perfume, desodorante em pedra, sabonete, gel de massagem analgésico, kit costura, pente dobrável, "fio" dental, kit maquiagem, elástico de cabelo, pano de microfibra, kit manicure, escova de dentes, pasta de dentes.

3. Tudo cabe na pequena nécessaire.


DICA 12: ELETRÔNICOS

1. Tablet - 2. Eletrônicos, cabos, fontes, adaptadores - 3. case (10 x 20 x 7 cm = 1,4 L) com eletrônicos, exceto tablet.


A maior parte de nós ama seus equipamentos eletrônicos. Mas não os subestime, eles são mais pesados e volumosos que imaginamos por causa dos acessórios, cabos e fontes associados. E, a não ser que eles gerem renda para você, considere reduzi-los drasticamente.

  • Se pudesse reduzir todos os eletrônicos a um único equipamento este seria o celular com chip local se estiver em outro país. Suas múltiplas funções atendem todas as necessidades do viajante. Já viajei desta forma algumas vezes por períodos de 30 dias e não senti falta de outro equipamento. Baixe os mapas da área do trajeto com antecedência para poder usá-los off-line, e certifique-se que seu pacote de dados de internet seja suficiente para toda duração da viagem e que a área de cobertura alcance todo seu trajeto. Economize no seu pacote de dados usando a rede Wi-fi da hospedagem.

  • Libere espaço em nuvem e leve cartões de memória extras ou pen-drive para armazenar fotos e videos.

  • Gosto de levar adaptadores de porta e um leitor para diversos tipos de cartão de memória, já me ajudou a transferir vídeos em alta resolução para a nuvem usando o computador gratuito da pousada, poupando assim o meu pacote de dados da internet.

  • Um GPS com mapas atualizados supre a ausência de área de cobertura do seu plano de celular, e uma câmera de ação garante filmagem dos deslocamentos com conforto, qualidade e segurança.

  • Gilson instalou na moto uma fonte com 2 portas para carregamento do meu celular, ela fica posicionada entre o banco e a base do top case, por isso não preciso de power bank.

  • Entre os não essenciais, mas bastante úteis e compartilhados estão o tripé, pau-de-Selfie e tablet. Um tablet facilitava a análise do trajeto do dia a dois, graças a sua tela, maior que a do celular.

  • Cabos e fontes de cada um dos equipamentos que estiver levando e baterias extras.

  • Dependendo do padrão das tomadas do país a ser visitado, também será necessário levar adaptador de tomadas específico.

  • Por fim, se você levar muitos equipamentos terá que decidir o que será carregado primeiro, pois nos quartos de hotel normalmente há apenas 2 tomadas em cada lado da cama de casal. Mais um motivo para ser minimalista com os eletrônicos.


DICA 13: TESTE A BAGAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Nada mais chato que na manhã da partida montar sua bagagem sobre a moto e descobrir que os alforjes não fecham... Aí você tenta rearranjar os volumes de outras formas mas descobre que é inútil. Se isso é um problema no início da viagem, imagine repetir a situação a cada check-out ou no controle alfandegário... Então:

  • Respeite o volume da sua mala lateral e deixe um espaço livre para trazer alguma lembrança na volta.

  • Teste a distribuição da bagagem sobre a moto com antecedência: isso dá a chance de reavaliar o conteúdo e fazer adaptações sem a pressão da partida.

  • Distribua o peso de forma equilibrada entre as malas laterais e o bagageiro traseiro. Isso ajudará a manter a estabilidade da moto durante a viagem.

Depois disso, é só não se esbaldar nas compras e repetir a distribuição a cada novo trecho, e ficará tudo bem. E se você seguiu as dicas de 1 a 12 deste post, verá que passará por esta etapa sem precisar de grandes ajustes. Com o tempo e a experiência acumulada todos esses processos se incorporam aos hábitos e ficará cada vez mais ágil e natural se preparar para uma viagem.


BAGAGEM REAL: PESO E VOLUME

1. Mochila vazia e os organizadores de bagagem - 2. Pesando a mochila - 3. Mochila pronta pra mala lateral e lanches que vão na mala de tanque


Esta foi a bagagem que levei numa viagem de verão de 28 dias, e fiquei muito bem. Todos os objetos pessoais listados no post reunidos na mochila somaram 5,6 kg. A mochila de 22 litros (0,60 kg) não estava cheia e foi pra mala lateral extensível (19 L - 28 L). Somei ao valor indicado na balança os 200 g do peso da bolsa transversal e da sacola de pano, que me esqueci de colocar na mochila quando a pesei.

A mochila não contém equipamento de proteção individual, capa de chuva e galochas, forros das jaquetas e calças, e kit de primeiros socorros, que vão no top case, os itens que vão nos bolsos da jaqueta de cordura e os lanches que vão na mala de tanque.

Última inspeção antes de partir



Restaurante Grego Naos - Hamburg
POR FIM...

Não se preocupe se esquecer de levar algo, você pode comprar o que falta durante a viagem e até sobreviver muito bem sem. Essa é uma forma de descobrir o que é essencial para você. E se exagerar na bagagem, dá pra deixar o excesso pra trás ou remeter de volta pelo correio.


Lembre sempre: O mais importante a levar é o brilho nos olhos e a leveza de espírito por estar fazendo o que você gosta, em boa companhia, no lugar onde desejou estar.


Boas curvas!



 
Continue a Leitura:

Post Anterior:

Post Seguinte:

 

Links úteis e interessantes:
 
290 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
20180620_134954_edited.jpg
DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Instagram
SIGA-NOS NO INSTAGRAM
bottom of page